Influencer Marketing, por que sua marca deveria se importar?

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Relacionamentos são essenciais para fazer as coisas acontecerem. Deixe-me explicar.
Influenciadores se relacionam com um grande número de pessoas através de uma comunicação muito relevante. Sejam fotos aspiracionais, artigos, vídeos, opinião ou pela excessiva exposição à sensualidade, os influenciadores agregam grande número de pessoas em torno de sua produção de conteúdo. Não há nenhum influenciador calado, escondido, buscando permanecer incógnita. Essas pessoas abrem portas para novas audiências, conectam sua marca com outros de interesses similares e, por muitas vezes, fazem outros acreditar, escolher, decidir agir.
Influenciadores são pessoas ativas nas mídias sociais, com seus blogs e canais no YouTube. Suas opiniões, recomendações e críticas se espalham rapidamente. Os efeitos de seu conteúdo podem desaparecer rapidamente, perdurar por longos períodos ou agir como ondas. São eles os defensores de marca. Promotores de nicho.
Os efeitos da influência são baseados em três pilares:

  1. Alcance, o poder de distribuir uma mensagem persuasiva e o número de pessoas atingidas pelo influenciador
  2. Ressonância, ampliação da mensagem através do compartilhamento – de natureza viral – em redes sociais
  3. Relevância, a consistência da mensagem de acordo com o objetivo da campanha e interesses da audiência

Para expor sua marca aos seguidores, é preciso um ajuste contextual confortável para o influenciador. Temos que jogar na posição dele. Qual é o objetivo de tê-los representando sua marca?
O Influencer Marketing pode ajudar sua marca a atingir a maioria dos objetivos de marketing: gerar leads, mudar percepções, transmitir novo posicionamento, gerar consciência, aumentar a adoção de novos produtos e fazer mais vendas! Mas não é tão simples, o Influencer Marketing não é um evento único. Você não pode bombar influenciadores com uma mensagem genérica e esperar que tenha resultados. O sucesso depende do tempo criando relacionamentos com as pessoas que mais importam para sua marca.
Cada canal de compartilhamento de conteúdo possui suas especificidades, portanto ao realizar uma ação deve-se atentar às particularidades de cada plataforma, enumerei os principais canais:

YouTube

Com maior parte do tempo de audiência e 3,25 bilhões de horas de transmissão de vídeo por mês. A maior plataforma de vídeos do mundo pode gerar um enxurrada de visitas ao seu site no instante que o vídeo é publicado. Muitos seguidores recebem notificação via e-mail e via app de novo vídeo nos canais preferidos. Com 86.068.800 visualizações de vídeo e 934.000 novos seguidores só em Abril do 2017, Whindersson Nunes chegará em breve a 20 milhões de seguidores no seu canal, uma mídia tão forte quanto os principais jornais do país.

19.955.338 inscritos em 19 de Maio de 2017 e uma receita estimada (só do YouTube) em 3,5 milhões de dólares por ano

19.955.338 inscritos em 19 de Maio de 2017 e uma receita estimada (só do YouTube) em 3,5 milhões de dólares por ano

Facebook

Quanto vale um influenciador como Cristiano Ronaldo e sua página de 121 milhões de fãs? Por mais que os novos algoritmos limitem a ressonância da mensagem, exigindo investimentos para ampliar o alcance, não existe maior base de usuários do que o Facebook. De acordo com o relatório do primeiro trimestre de 2017, a rede manteve 1.28 bilhões de usuários por dia e 85% da sua receita de publicidade veio de anúncios mobile. Uma boa presença nesta rede social pode gerar ótimos resultados, principalmente gerando tráfego para sua loja virtual. Existem diversas páginas que concentram milhões de seguidores e portais de conteúdo as usam para direcionar seguidores para o site:

Tráfego de Redes Sociais do site naosalvo.com.br

naosalvo.com.br: Facebook corresponde a 56,8% do tráfego do site ou 2.38 milhões de visitantes únicos por mês

Instagram

O Instagram possui atualmente 7.931 contas com mais de 1 milhão de seguidores. Com o engajamento reduzido após a substituição da linha do tempo por algoritmos, é utilizado para transferência de seguidores e campanhas de branding. Como é exclusivamente mobile, um website sem otimização para dispositivos móveis pode arruinar uma campanha nesse canal e ainda gerar uma experiência negativa para os seguidores que engajaram. Afinal, o que é engajamento? engajamento=(likes+comentários)/(seguidores)
Os inúmeros formatos podem ser usados para diversos objetivos: fotos, vídeos, stories, transmissões ao vivo e outros recursos que podem ser implementados ou adaptados, como GIFs em formatos de vídeos e boomerang.

Com inúmeros formatos, o Instagram é perfeito para transmitir mensagens visuais

Blogs

Blogueiros conseguem transmitir sua mensagem com qualidade. O conteúdo produzido é perene, gerando resultados de longo prazo. Ajudam na criação de autoridade para seu domínio através de backlinks e também fortalecem sua performance de SEO. Os blogs de opinião dentro de sites de notícias como UOL e Estadão não possuem liberdade suficiente para promover sua marca, pois há uma política de conteúdo e revisão das editorias para garantir que a receita seja exclusiva do veículo e não do influenciador. Blogs são relevantes para seus nichos e, quando em grande número, podem causar um efeito positivo em tráfego e receita por longos períodos.
Verifique seus backlinks e veja a capacidade de tráfego que esses sites podem gerar para o seu negócio

netshoes.com.br: 881.300 backlinks de 3.900 domínios diferentes

Prontos para iniciar uma campanha de Influencer Marketing?

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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