Sem medo de errar

Tempo de leitura: 2 minutos

“The greatest successes come from having the freedom to fail.”
Lendo esta frase do discurso do criador do Facebook, Mark Zuckerberg, me lembrei de um texto que escrevi sobre não ter medo de errar. Hoje em uma situação completamente diferente de quando eu escrevi aquele texto ainda concordo plenamente com aquele meu pensamento.
Muito resumidamente vou contar a minha história, em 2012 eu criei um negócio inovador no Brasil e nos seus primeiros anos obtive um crescimento e resultados incríveis. Comecei sem dinheiro, sem planejamento e o mais importante, sem medo de errar. Como toda novidade no mercado o meu negócio rapidamente foi replicado em diversas cidades do Brasil e eu que comecei com menos de 5 mil reais e nunca havia obtido nenhum grande investimento até 2016 não consegui acompanhar todos os concorrentes que surgiram no mercado.
Em 2016 surgiu uma oportunidade, incrível aos olhos de grande parte de jovens empreendedores. Uma Venture Capital nos descobriu e nos mostraram possibilidades que até então não imaginávamos possíveis para uma empresa que nasceu em Florianópolis. Ser a maior do Brasil? Replicar o negócio no exterior? Sim, essas e outras oportunidades apareceram nas conversas. E por um momento me desvirtuei do que sempre acreditei, do que sempre busquei, que não tinha nada a ver com dinheiro ou poder, mas sim com um propósito.
Sem prolongar esse capítulo da história da minha até recentemente empresa, os planos não fluíram exatamente como esperávamos, e pela primeira vez me vi em uma situação pela qual em 5 anos não havia passado, um momento de fracasso. Em 2017 uma nova oportunidade surgiu, a venda da empresa. Algo que até poucos meses atrás eu nunca havia cogitado, afinal, por muitos anos meu tempo e meu coração foram praticamente dedicados a isto.
Decisão tomada, vamos vender a empresa. Aos olhos de alguns, isso mostra fraqueza e por algum tempo eu pensei que eu não deveria desistir, mas quando me dei conta eu não estava desistindo, eu estava tomando uma decisão importante de fechar um ciclo foi quando tive certeza. O meu amor pela empresa já não era mais o mesmo, e minha motivação já estava enfraquecida para continuar sendo a líder que por muito tempo tive que ser, portanto a decisão de novos administradores estarem a frente foi importante para mim e para a empresa.
Empreender é isso, é ter coragem de iniciar algo, força para encarar os diversos tropeços ao longo do caminho, que serão muitos, podem ter certeza e muito amor por aquilo que você estiver construindo. Se o amor acabar, não tenha medo, acontece, ou você busca uma forma de reaprender a amar ou parte para um novo amor.

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.