9 erros que você não pode cometer no envio de pedidos

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Já pensou se todo aquele trabalho que você teve para se destacar no meio da multidão de lojas, capturar o lead, acertar na recomendação do produto, finalmente efetuar a venda e tudo isso ir por agua abaixo?
Isso pode acontecer – e acontece – quando a experiência final do usuário não é bem executada: o recebimento do produto que ele adquiriu.
Muitas lojas não conseguem alcançar seu potencial máximo porque não conseguem executar esta última etapa de maneira correta, jogando todo o investimento para adquirir o cliente fora. Vamos passar por alguns dos erros mais comuns:
1- Não oferecer opções de frete alternativas
 Sabemos que no Brasil há uma oferta limitada de frete, especialmente para pequenas lojas, mas nenhuma loja precisa estar presa somente aos Correios. Já existem transportadoras no mercado que oferecem preços acessíveis ao consumidor e à loja. Pense fora da caixa, faça uma boa pesquisa, invista tempo e recurso na busca por alternativas.
2- Ignorar o feedback dos consumidores
Não é possível agradar a todos, é claro. Mas isso não pode servir de desculpa para que você ignore todos os feedbacks, mesmos os mais ‘inconvenientes’. Deixe seus processos abertos à evolução, nunca feche um modelo para sempre, mantenha flexibilidade.
3- Invista na embalagem
 A embalagem é a primeira impressão fisica que o cliente terá de sua loja. É aquele primeiro contato fora do mundo virtual em que – quase – todos os sentidos são ativados. O visual do pacote, o toque, o cheiro… Tudo pode ser utilizado para deixar sua marca na mente do consumidor. Será que a sua embalagem é a correta para a impressão que você quer deixar?
4- Precisão nas informações para uma cotação correta
Qualquer grama ou centimetro a mais pode afetar o valor do frete. Pode ser a diferença entre alguns centavos e até dezenas de reais. Alimente sua ferramenta com as informações mais precisas possíveis, com o maior número de detalhes para uma cotação justa.
5- Atualize seu estoque de suprimentos
Já imaginou se na hora de mandar um pedido grande, você não tem a caixa adequada? A fita para embalar? O plástico para proteger? Pode causar atrasos indesejados e prejuízo ao consumidor final. Fique sempre atento aos suprimentos e tenha sempre uma margem de segurança para não ficar na mão.
6- Atenção às regras para encomendas
Recentemente os Correios fizeram alterações na obrigatoriedade dos pacotes para o envio. Fique sempre por dentro das regras atuais, saiba se toda documentação necessária para envio da mercadoria está adequada ao que é exigido.
7- Automatize seus processos
As máquinas não costumam errar. Deixe seu processo o mais automatizado possível, livre de erros humanos e com maior eficiência. Tenha um software capaz de imprimir as etiquetas de forma rápida e automatizada, saiba como utilizar todas as opções que o software oferece e fique de olho apenas na conferencia das informações.
8- Otimize os campos de endereço de sua loja
Saiba se o seu e-commerce está com todos os campos corretos para o consumidor preencher os dados de envio. Certifique-se que todos os campos estejam posicionados de maneiras apropriada e organizada. Desta forma você poupa tempo na automatização do processo, garante que mais confiabilidade das informações e evita erros de envio.
9- Certifique-se da qualidade na entrega
Por mais que seja cansativo prestar atenção em tantos detalhes, é sempre necessário verificar se as encomendas estão chegando ao destino no prazo correto estipulado pelo prestador de serviço. Esteja pronto para trocar ou tomar as medidas possíveis para garantir que os prazos informados sejam cumpridos. Por mais que não seja responsabilidade de sua loja, é a sua marca que sofrerá caso tenham atrasos ou problemas na entrega.
Logistica é sempre muito complexa e nada será perfeito. Mas se você tiver atenção aos detalhes, o processo sairá o mais indolor possível, garantindo o retorno do consumidor satisfeito e rendendo bons frutos ao seu negócio.

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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