Comparativo de Plataformas: Shopify Plus vs Vtex Commerce

By 4 de março de 2020Plataforma

Neste comparativo trazemos 2 grandes plataformas para a disputa. De um lado a versão enterprise da maior plataforma cloud do mundo, o Shopify Plus. Do outro a maior plataforma do Brasil em volume de vendas, Vtex na sua versão On Demand.

Ambas plataformas são de excelente qualidade, com grande capacidade para suportar grandes volumes de acesso e pedidos sem comprometer a experiência do consumidor. Mas será que elas são boas para você?

Destaques

Qual seria então a vencedora nesta disputa? Depende do seu negócio, mas para resumir bem, elenco os principais pontos:

PositivosNegativos
Shopify PlusVtexShopify PlusVtex
  • Gestão do catálogo facilitada
  • Criação de páginas
  • Alteração e gestão de múltiplos layouts
  • Gestão de pedidos multicanal (OMS)
  • Integração com o ecossistema brasileiro
  • Regras de promoção avançadas
  • Poucas integrações nativas no Brasil
  • Cobrança em moeda estrangeira (dólar)
  • Suporte 24h via chat, e-mail e telefone somente em inglês
  • Sistema de cache demorado
  • Gestão de catálogo muito trabalhosa e demorada
  • Necessidade de agência para ter suporte

Comparativo

PlataformaShopify PlusVtex On Demand
Plataforma
CaracterísticasCaracterísticas
DescriçãoMaior plataforma de e-commerce SaaS do mundo com mais de
1 milhão lojas ativas, ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque: NYSE
Maior plataforma de e-commerce SaaS do Brasil em volume de vendas. Com mais de 2.500 lojas ativas, atende as principais marcas do país
TipoSAASSAAS
ExtensãoMais de 2000 Apps para extender as funcionalidades da loja através de uma instalação simples na Shopify Apps https://apps.shopify.com/Menos de 30 Apps para extender as funcionalidades, exigindo desenvolvimento e interações nas APIs https://apps.vtex.com/
CustomizaçãoGrande flexibilidade de customização, com APIs para os recursos do painel administrativo, interface, catálogo e backoffice.Grande flexibilidade de customização através do Vtex IO (ainda em beta) e com APIs para os recursos administrativos, backoffice, porém sem recursos de coleções e interface.
SegurançaSegurança própria com autenticação de dois fatores (2FA) somente para a equipeSegurança própria com autenticação de dois fatores (2FA) sem senha para clientes e equipe
TempoCurto tempo de lançamentoMédio tempo de lançamento
Pontos PositivosPontos NegativosPontos PositivosPontos Negativos
ServidorAlta Escalabilidade
Alta Estabilidade
Grande estabilidade da plataforma, porém com inconsistência nas APIs de terceiros como transportadoras e meios de pagamento https://status.shopify.com/Alta Escalabilidade
Alta Estabilidade
Grande estabilidade dos serviços essenciais da plataforma, com quedas esporádicas e inconsistências nas APIs durante atualizações https://status.vtex.com/
SuporteSuporte rápido, diretamente com a plataforma, com chat técnico 24h por diaSomente Plus somente em inglêsSuporte lento, sem SLA, exceto para planos de suporte prioritário com custo adicionalSomente agências certificadas tem suporte prioritário
InterfaceGestão simplificada, com painel dinâmico e amigável. Customização de front-end via sistema drag and drop, controle de versão e prévia em tempo real. Aplicativo de desenvolvimento local.Não é possível criar subdomínios na mesma contaCriação de subdomíniosGestão complexa e lenta. Requer conhecimento técnico avançado e programação. Sistema de cache publica as modificações a cada 40min, impossibilitando ver uma prévia das modificações.
Vendas/pedidosProcesse um ou vários pedidos com apenas um clique, facilitando o gerenciamento de pedidos diárioNão é possível exibir campos extra na página de pedidosPainel completo para controle de pedidos, identificados por origem da venda (loja ou Marketplace). Possui diversos filtros para acompanhamento e segmentação da receita gerada no períodoO sistema apresenta pedidos realizados em até 6 meses.
CatálogoA criação de coleções é realizada por atributos dos produtos, tags, categorias, tipo, fornecedor, nome, preço ou produtos em promoção, em poucos cliques. O cadastro de produtos no sistema é ilimitado assim como o número de pageviews. É possível realizar a subida em massa, com gerenciamento de inventário e produtos digitais.Não há diferenciação entre coleções e categoriasO cadastro de produtos na plataforma é ilimitado em qualquer plano e também é possível a parametrização de uma planilha para subida em massa. Criação de especificações de produto com regras avançadas de exibição ou filtragem no catálogo.Cadastro de produtos complexo e demorado. Não há API para geração de coleções e o processo manual exige a exportação dos dados em XLS, tratamento manual das informações, importação, criação de templates e, por fim, associação do template à coleção. Todos os produtos recebem um ID próprio da Vtex, diferente do código de cada empresa. Não é possível aplicar filtros em coleções, somente categorias.
ClientesDentro da plataforma existem recursos para gestão de atendimento ao cliente, merchandising e marketing, avaliações de produtos, informações de contato e o histórico de pedidosNão tem.Dentro da plataforma existem módulos que armazenam e tratam os dados captados dos clientes. É possível criar ‘triggers’ para melhorar o relacionamento com os clientes, otimizando o engajamento dos e-consumidores além de reduzir o abandono de carrinhoNão tem.
RelatóriosA plataforma disponibiliza relatórios completos com diversas visualizações dentro de seu painel administrativo, com foco na gestão de todas as atividades envolvidas: vendas, tempo real, estoque, aquisição, margem de lucro, clientes, comportamento, finanças e marketing.A exportação de dados deve ser verificada módulo a módulo. Relatórios que trazem emails dos usuários cadastrados no site, trazem a informação criptografada, o que dificulta a usabilidade dos dados.A plataforma permite exportar a maioria das informações dentro do painel administrativo e ainda permite criar bancos de dados específicos para capturar dados adicionais de vendas e clientes.A plataforma disponibiliza poucos relatórios e visualizações. Relatórios que trazem emails dos usuários cadastrados no site, trazem a informação criptografada, o que dificulta a usabilidade dos dados.
AutomaçõesApp Shopify Flow é possível criar automações complexas que facilitam o dia a dia https://apps.shopify.com/flow
App Shopify Scripts é possível criar regras complexas de desconto no checkout https://apps.shopify.com/script-editor
App Shopiy Lauchpad é possíve automatizar a publicação de layouts, promoções e lançamento de produtos https://apps.shopify.com/launchpad
Não tem.É possível criar diferentes automações e alterar o fluxo padrão de pedidos editando o workflow da Vtex através do Vtex IO, bem como desenvolver novas APIs.Automações só são possíveis mediante desenvolvimento de uma aplicação em NodeJS dentro da infraestrutura serverless do Vtex IO.
PromoçõesÉ possível criar regras personalizadas para aplicar descontos no site, considerando valor de produtos, criação de cupons, entre outras opções.Não é possível aplicar 2 cupons simultâneamente no checkout.Módulo completo de promoções, onde é possível criar regras para aplicar descontos no site, considerando coleção de produtos, lista de clientes, intervalo de CEP, valor mínimo de carrinho, frete grátis, UTM, cupons, entre outras opções.Não tem.
Frete e TransportadorasPor ser uma plataforma internacional, existem diversos métodos de entrega, dentre eles o Correios. Integração com os principais gateways de transportadora do Brasil.Não é possível cadastrar transportadoras via planilha.É possível cadastrar transportadoras, tipo de entrega, prazo, preço, especificações relacionadas ao tipo de produto (modais) e opções de envio, possibilitando uma logística altamente personalizada. Integrações via planilha ou APIs.Não tem.
MarketplaceA plataforma possibilita vender os mesmos produtos em vários canais, como Facebook, Amazon, Google, Instagram, dentro outros canais. Possui integrações com Hubs.Não há integrações diretas com os principais marketplaces do Brasil exigindo a contratação de um Hub.A plataforma possui integração nativa com alguns marketplaces, como: Netshoes, B2W, CNova, Mercado Livre, Buscapé, Walmart, Amazon, Dafiti, Facebook, Multiplus, entre outros.Paga-se uma comissão sobre as vendas de outros canais via Vtex. Para integrar com marketplaces não nativos da plataforma, o lojista precisará criar novas políticas comerciais para cada integração, como Magazine Luiza e Multiplus.
PagamentosTodo o processo de checkout pode ser customizado para atender às necessidades de cada empresa. A plataforma faz integração com mais de 100 gateways de pagamento para aceitar cartões de crédito do mundo inteiro.Não tem.Sistema possui o Smartcheckout com 1-click-buy sem senhas, o primeiro do mundo, além de possuir certificação PCI DSS para maior segurança dos dados de compra. É possível realizar cobrança recorrente, no modo assinatura;Checkout não pode ser customizado. A plataforma cobra um % das vendas concluídas na loja, que varia de acordo com o faturamento mensal.
IntegraçõesDiversas integrações do mundo todo estão disponíveis na plataforma.As integrações são feitas de acordo com a necessidade do projeto.Vasta gama de integrações com sistemas como ERP, Marketplaces, gerenciadores de risco, segurança.As integrações devem ser feitas pelos parceiros especializados na tecnologia.
Loja de TemasCom modelos criados por designers mundialmente famosos, você irá encontrar o visual do seu site na Shopify. Existem diversos temas free e facilidade de customização.Não tem.É possível encontrar temas da plataforma em um marketplace que reúne diversos temas para ecommerce.A instalação de temas prontos exige envolvimento de uma equipe técnica por conta da arquitetura do módulo de CMS.
Loja de AppsExistem uma grande variedade de aplicativos disponíveis para a plataforma, você pode escolher o que melhor se adequa ao seu site. Instalação simples e cobrança integrada.Não tem.As integrações disponíveis na plataforma podem ser encontradas no módulo Bridge, ou contratada com um parceiro.Exitem poucos apps disponíveis.
SuporteO suporte do sistema fica por conta da Shopify via chat 24h por dia ou através do time de Customer Sucess. O suporte ao front-end fica sob responsabilidade da empresa que implantou o site.Suporte da versão Plus é realizado somente em inglês. Suporte das outras versões é realizado em português, via chat 24h por dia.A Vtex indica que os clientes contratem suporte das agências parceiras, que são certificadas na plataforma.Não há suporte diretamente da plataforma. É preciso contratar um plano de suporte para receber prioridade no atendimento.
LatênciaAlta disponibilidade dos serviços e tempo de resposta médio de 62 milisegundos. Sistema hospedado na infraestrutura do Google Cloud Platform com redundância mundial e servidores próprios de backup.Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.Grande inconsistência na plataforma desde o lançamento do Vtex IO, que fica alocado na mesma infraestrutura do restante dos serviços. Sistema hospedado na Amazon Web Services com redundância mundial.Em alguns casos, a instância pode ficar cheia o que reduz a velocidade de carregamento das páginas de seu site.
ConfiguraçõesO sistema foi desenvolvido pensando na facilidade de gestão do lojistas.Não tem.Dificuldade de configuração é alta, pois a Vtex é uma plataforma robusta e expansível, ou seja, é possível desenvolver os projetos sob medida para a necessidade da loja.A complexidade não permite realizar a configuração sozinho.
Custo mensalA plataforma Shopify Plus possui mensalidades apartir de R$7.000 + 0,25% das vendas, porém permite que multiplas lojas através do CNPJ matriz não tenham custo da mensalidade, somente a porcentagem.A VTEX On Demand possui mensalidades apartir de R$1.500 + 2,5% das vendas realizadas na loja e 1,3% para vendas realizadas pelo marketplace ou outros canais. Cada loja adicional custa R$ 750/mês

Resumo

Se sua loja é dinâmica como marcas de moda, exige atualizações constantes de conteúdo, layouts, páginas, categorias e coleções, sugerimos utilizar o Shopify Plus. Se sua loja exige complexas regras operacionais tipo um marketplace, como preço, descontos e frete, sugerimos a Vtex.

Leia cuidadosamente este comparativo e defina o melhor para você!

Érico Scorpioni

Érico Scorpioni

Érico Scorpioni é Diretor Executivo da CheckStore e entusiasta do e-commerce. Iniciou sua carreira no e-commerce como cliente, depois lojista e então fundou a CheckStore em 2015 com o objetivo de democratizar o e-commerce de alto nível, tendo como um dos principais desafios compartilhar conhecimento e experiências do dia a dia do comércio eletrônico aqui no Blog da CheckStore.