Guia de machine learning para profissionais de marketing digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Tempo de leitura: 3 minutos

https://www.thinkwithgoogle.com/feature/machine-learning-101-training/
 
À medida que as expectativas dos consumidores crescem para experiências mais personalizadas e relevantes, o aprendizado de máquina (machine learning) torna-se uma ferramenta cada vez mais importante para suprir essas demandas.
Nós criamos um guia com base em diversos materiais do Google, Facebook e outras empresas que estão utilizando áreas da inteligência artificial para se comunicar com seus clientes.

Como o aprendizado de máquina pode te ajudar

Resumidamente, machine learning é uma forma de classificar e analisar grandes volumes de dados. Humanos são capazes de fazer de diversas formas, mas uma máquina é capaz de fazer mais rapidamente e numa escala infinitamente maior, permitindo que profissionais foquem em atividades de marketing estratégico.
Mas máquinas não aprendem sozinhas, precisam aprender de um humano.
O processo
Vejamos o processo simples, mas poderoso, de como o aprendizado de máquina funciona e como a parceria homem-máquina realmente funciona:

  1. Faça uma pergunta (objetivo) que a máquina deverá responder
  2. Apresente as alternativas em um conjunto de dados
  3. Informe as opções que respondem à pergunta corretamente
  4. Com base nas respostas a máquina identifica padrões
  5. Quanto mais respostas, mais assertiva será a máquina

Como funciona
Figure 1. Machine learning techniques include both unsupervised and supervised learning.
O aprendizado de máquina utiliza dois tipos de técnicas:

  • O aprendizado supervisionado, que treina um modelo sobre dados de entrada e saída conhecidos para que possa prever saídas futuras
  • O aprendizado não-supervisionado, que encontra padrões ocultos ou estruturas intrínsecas nos dados de entrada

Iniciando com machine learning

Agora que você sabe o que é machine learning, talvez esteja se perguntando como começar. Muitos profissionais de marketing mergulham de cabeça na construção de um programa a partir do zero, mas se tratando de um processo complicado, requer muito investimento e pode levar anos para aperfeiçoar. Portanto, em vez de sair correndo, dê um passo atrás.
Diversas empresas já estão fazendo o trabalho pesado ao integrar o aprendizado de máquina em produtos de marketing existentes, ajudando você a obter insights mais detalhados de seus dados sem o esforço adicional de sua equipe. Tudo o que você precisa fazer é garantir que sua organização esteja configurada para obter o máximo de valor desses produtos. Busque ferramentas e funcionalidades que ofereçam essas soluções incorporadas aos sistemas e usufrua dos benefícios competitivos do machine learning.

Como preparar sua organização para o aprendizado de máquina

  1. Defina seu objetivo de forma muito clara
    Assim como os humanos, as máquinas trabalham melhor quando lhe são dadas objetivos claros. Seu objetivo final, ou o resultado esperado será utilizado pela máquina para chegar a conclusões. Tenha certeza de que seu objetivo é quantificável e mensurável.
  2. Um algoritmo e dados são igualmente essenciais
    Um algoritmo de aprendizado de máquina é tão bom quanto os dados que ele alimenta. Portanto, para usar machine learning de maneira eficaz, você precisa ter os dados certos para o problema que está tentando resolver. E não apenas alguns pontos de dados. As máquinas precisam de muitos dados para aprender – pense em centenas de milhares de dados. Seus dados precisarão ser formatados, limpos e organizados para o seu algoritmo, e você precisará de dois conjuntos de dados: um para treinar o modelo e outro para avaliar seu desempenho.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba nossos conteúdos sobre e-commerce.

Ao clicar em INSCREVER-SE você concorda com nossa Política de Privacidade.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.