A importância do Product/Market Fit para o sucesso do seu negócio digital

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Product/market fit nada mais é do que ter um produto que satisfaça a real necessidade do mercado em que você está inserido.
Os principais livros que abriram a minha cabeça sobre isso foram A Startup de $100Do sonho à realização em 4 passos (link para compra na Saraiva) e vou explicar por quê:
No livro A Startup de $100, o autor aborda um processo simples de identificação de problemas (chamado de Dor do Cliente) para a criação de soluções que possam ser transformadas em negócios. O processo envolve alguns passos básicos de validação do problema, realizar a primeira venda, desenvolver um site, encontrar um canal de venda (no livro ele sugere que você assegure um jeito de ser pago) e aprender constantemente para evoluir. Para quem tem preguiça de ler ou quer apenas ter uma ideia dos conceitos gerais, recomendo ouvir um episódio do ResumoCast: https://www.resumocast.com.br/015-a-startup-de-100/
No livro Do sonho à realização em 4 passos, o autor apresenta um conceito muito claro porém não muito óbvio de como deve-se desenvolver uma empresa. Muitos empreendedores iniciam seus negócios focando no desenvolvimento de um produto para, quando finalizado, lançar ao mercado e buscar os clientes que tenham interesse nele. Muitas vezes, o consumidor não vê valor suficiente no produto/serviço e acaba não comprando. É aí que o empreendedor dedica ainda mais tempo e dinheiro buscando os “clientes certos” porém sem sucesso. A metodologia proposta em 4 passos vai aumentar, e muito, a probabilidade sucesso da sua empresa, são eles: 1 Descoberta do cliente, 2 Validação com os clientes, 3 Desenvolvimento de clientes e 4 Construção da empresa/produto/serviço.

Motivos que as startups vão à falência

Uma startup não é uma miniatura de uma grande empresa

Em geral, temos a noção de que as melhores práticas de gestão, vendas, marketing e tecnologia devem ser aplicadas em empresas de qualquer tamanho. Porém, quando você inicia um novo negócio as regras do mundo corporativo não se aplicam. Ao contrário de grandes empresas, as startups precisam encontrar clientes e provar que sua visão faz sentido no mercado. Se falhar ao buscar esse objetivo, a empresa não evolui. Sem recursos para lançar novos produtos, testar variações e entrar em mercados de massa, as startups precisam seguir um caminho diferente.

Inicie com 100 dólares

Quanto você precisa para criar uma apresentação, desenvolver um site, um protótipo e se lançar ao mercado? Para quem já leu o livro Nada Easy de Tallis Gomes sabe que a empresa iniciou de um site com um simples formulário, onde os clientes colocavam suas rotas e os fundadores ligavam do seu telefone até encontrar um táxi para os clientes. Não teve investimento em tecnologia, nem uma estrutura complexa e cara. Simplesmente a ideia foi validada, os primeiros clientes foram identificados e o negócio começou a crescer a partir daí.


Encontre a dor do seu cliente, crie uma solução, insista até conseguir a primeira venda, repita e evolua. Deu certo? Mergulhe de cabeça e boa sorte! Foi o que fizemos aqui na CheckStore.

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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