O que são gatilhos mentais e como aplicá-los em seu e-commerce para alcançar resultados positivos em suas estratégias?

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Todos os dias, o nosso cérebro precisa tomar uma série de decisões que já são pré determinadas e dirigidas por regras baseadas em comportamentos. Essas decisões, que são inconscientes, ajudam as pessoas a realizarem tarefas de maneira automática.

Sendo assim, nossas mentes tomarão decisões baseadas em um contexto social e emocional, e não na racionalidade. A razão vem depois na tentativa de justificar a ação. Consequentemente, isso se chama de gatilho mental, e quando ativo, pode despertar um sentimento bom ou ruim. Por isso, é fundamental empregar esta técnica detalhada e com foco nos objetivos de forma responsável. Sendo assim, conheça abaixo os principais gatilhos mentais mais utilizados no universo digital e veja como aplicar no seu negócio para alcançar resultados positivos em suas estratégias de vendas.

Conheça agora os principais gatilhos mentais para usar no seu e-commerce

  1. Gatilho da autoridade

O gatilho mental da autoridade é um poderoso aliado para qualquer negócio, para que os consumidores percebam a marca como uma empresa de autoridade no nicho de mercado em que está inserida.

Esse gatilho faz com que as empresas tenham mais credibilidade no que falam ou fazem, tornando as pessoas muito mais suscetíveis a ouvir, seguir quem possui essa autoridade. Mas para se tornar uma referência em algo, requer bastante trabalho e dedicação para ser visto de tal modo.

Para entendermos melhor, suponhamos a seguinte situação: um produto novo é lançado no mercado, e como ainda não tem conhecimento no mercado, a maior parte dos consumidores darão preferência em comprar esse produto se for recomendado por influenciadores ou especialistas no assunto, do que comprar de uma empresa ou pessoa não possui nenhum reconhecimento ou autoridade no mercado.

Contudo, não basta ser visto apenas como uma autoridade, mas sim conquistá-la pouco a pouco a fim de ganhar confiança do público e se tornar uma referência.  E para que isso aconteça, é preciso muito trabalho e dedicação para que consiga alcançar tal objetivo para uma empresa ou pessoas, mas que é fundamental e gera um excelente diferencial competitivo no mercado.

Investir em ações promocionais ajuda a uma marca a construir uma posição positiva no mundo dos negócios, educando os seus consumidores da melhor forma, ajudando com soluções baseadas em suas dores.

2. Gatilho da escassez

Esse é com certeza um dos gatilhos mais usados nas estratégias do marketing, mesmo antes da internet ser o que é hoje. O gatilho da escassez, vai diretamente no inconsciente das pessoas, passando a mensagem que tudo é raro e valioso. Por exemplo, digamos que uma loja de obras de arte venda um determinado quadro e que só possui 3 unidades dessa obra, é um quadro raro, e as pessoas que possuem interesse sabendo disso, essa obra pode atingir milhões.

E no seu e-commerce não é diferente. Mostre para os seus clientes que você possui produtos limitados, assim ativará essa reação no subconsciente do seu cliente, fazendo ele pensar que se não comprar, corre o risco de perder a oferta. E para a nossa mente, isso não é bom, pois causa uma sensação de perda e arrependimento.

Veja como você pode aplicar esse gatilho no seu e-commerce:

  • Frete grátis para os 30 primeiros pedidos
  • Últimas unidades em estoque
  • Apenas 5 em estoque. Aproveite!

Uma observação importante é para quando for usar esse gatilho, use-o de forma real para que seu cliente não perca a confiança com a sua loja.

3. Gatilho mental da urgência

Embora já tenhamos falado um pouco sobre esse tipo de gatilho inicialmente, vamos entender melhor como ele funciona e como pode ser aplicado em seu e-commerce.

Ele trabalha basicamente como o gatilho da escassez. Ambos são utilizados

ao mesmo tempo, a única diferença é que o da urgência está relacionado ao tempo.

O gatilho mental da urgência tem como principal ideia mostrar para as pessoas que precisam tomar a decisão de compra antes da oferta expirar, pois depois pode ser tarde demais.

Um bom exemplo, são as promoções de um site que informa um certo prazo para terminar e está sujeita a quantidade de estoque, levando a pessoa interessada a comprar imediatamente.

Confira alguns argumentos para você usar em sua loja virtual:

  • Últimas unidades, aproveite!
  • Você tem até hoje às 00h para aproveitar!
  • Último dia para comprar com desconto!

Contudo, é importante você saber que esse gatilho é para aplicar somente com promoções reais. O ideal é utilizá-lo em campanhas estratégicas durante um curto período e não o tempo todo. Não adianta falar de urgência se você oferecer a mesma oferta amanhã. Caso isso aconteça, seus clientes podem desconfiar e acabar prejudicando o seu negócio, por isso tenha muito cuidado.

Confira abaixo algumas dicas para aplicar no seu e-commerce:

  • Use ferramentas ao seu favor que mostram o índice de satisfação dos seus clientes como o site reclame aqui e google meu negócio
  • Use o pós vendas para incentivar as pessoas a avaliarem o seu produto ou serviço e ao final reposte em suas redes sociais. 

4. Prova social

Como o próprio nome já fala, este gatilho usa a opinião dos próprios clientes

para atestar a qualidade de um produto. 

Esse é um gatilho mental que, muitas vezes, é mais poderoso que o argumento de autoridade que falamos anteriormente, já que é comum considerarmos mais a opinião de outros consumidores do que uma pessoa que recebeu para passar suas impressões.

Uma das formas mais práticas de aplicar o gatilho da prova social em vendas online é através da ativação da área de comentários nas páginas de produtos da sua loja virtual ou ainda destacando os comentários e agradecimentos em relação a qualidade de seus produtos e o serviço prestado em suas redes sociais.

Veja abaixo como usar este gatilho no seu e-commerce

  • Use feedbacks de clientes
  • Apresente dados reais sobre o índice de satisfação dos seus clientes (o Google meu negócio e o site Reclame Aqui é uma excelente ferramenta para isso).
  • Compartilhe todas as avaliações nas suas redes sociais pois é uma excelente forma de ganhar a confiança das pessoas.

5. Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade visa atribuir uma retribuição do que as pessoas recebem, esse gatilho emocional como também é conhecido, estabelece relações mais duradouras com os consumidores. Oferecendo vantagens que façam sentido para o seu público-alvo, veja abaixo como você pode fazer isso na sua loja virtual.

  • Oferecer cupons de desconto em datas especiais
  • Degustação de algum produto ou serviço para conhecer mais sobre o produto sobre um curto período de tempo
  • Disponibilizar amostras grátis

Conclusão

Os gatilhos mentais são poderosas ferramentas que auxiliam qualquer tipo de negócio, através do marketing e técnicas de vendas para conquistarem os seus objetivos. Acompanhamos também os 5 principais gatilhos mais utilizados hoje por grandes marcas e como aplicá-los na sua loja virtual para melhorar ainda mais os seus resultados. 

Diante disso, o uso dos gatilhos, trabalham ajudando a gerar uma conexão emocional com clientes em potencial, despertando o interesse e a necessidade dos consumidores em adquirir uma determinada solução/desejo durante um período de tempo. Entretanto, é importante que você use-os de maneira sutil e responsável para que os seus clientes tomem decisões inconscientes de maneira sútil e assertiva.

Aqui na CheckStore, trabalhamos com estratégias de marketing eficazes para cada tipo de negócio, entre em contato com o nosso time comercial e descubra como potencializar os resultados da sua loja virtual com uma solução ágil e inteligente, 100% focada no seu objetivo.

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