Sua loja virtual demora para carregar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o aumento das vendas online é imprescindível ter um bom carregamento no site para reduzir as taxas de rejeição e melhorar o fluxo de compra durante a navegação dos clientes. No primeiro semestre do ano anterior, as lojas online no Brasil atingiram cerca de R$53,4 bilhões em vendas, conforme mostra a pesquisa feita no site do E-commerce Brasil, um aumento equivalente a 22,05% só em 2021.

Contudo, o tempo de carregamento do site é um dos fatores mais importantes para aumentar a taxa de conversão durante as visitas. Se sua loja virtual ultrapassa mais de 6 ou 7 segundos para carregar, então você precisa urgentemente otimizá-la. 

Uma pesquisa feita pela Amazon, concluiu que a cada 1/10 de segundo de lentidão a loja online perde 1% do seu faturamento. Em outras palavras, se o site demorar apenas meio segundo a mais para carregar ela perde 5% do seu faturamento. 

Um outro estudo realizado pelo Google, mostrou a importância de se desenvolver sites mobile-friendly, ou seja, que podem ser acessados facilmente em dispositivos móveis da mesma forma que outros dispositivos. O resultado da pesquisa apontou que para quase a metade dos entrevistados, o que mais causa insatisfação é o carregamento lento de uma página. Por esse motivo, o Google dá tanta importância a esse fator na hora de rankear as páginas nos resultados de busca.

Além disso, quando se leva muito tempo para abrir um site, isso pode ser visto como fraude, pois passa a sensação de que não é seguro,  principalmente se tratando de uma empresa online, que coleta dados pessoais importantes, influenciando na confiança do consumidor digital. 

Fatores que influenciam no tempo de carregamento do site

  • Imagens em resoluções muito alta;
  • Pop-ups;
  • Plugins externos;
  • Serviço de hospedagem com capacidade limitada.

E por quê se preocupar com a velocidade de carregamento do site?

  • Sites lentos tendem a ficar offline em algum momento;
  • Ninguém gosta de esperar um site carregar;
  • As pessoas desistem de acessar seu site quando ele demora a abrir; 
  • Um site otimizado é bom para SEO.

Além disso, o uso de ferramentas é imprescindível para aprimorar e acompanhar a performance do seu site, e um grande exemplo é o Gtmetrix, que contribui consideravelmente em qualquer website e pode ser usado facilmente para identificar pontos que precisam ser melhorados dentro da sua loja virtual.

O que é GTmetrix e como essa ferramenta pode te ajudar com o seu negócio online? 

GTmetrix é um software de performance web criado pela empresa Carbon60, que atua com gerenciamento de Cloud, um recurso que faz a análise completa dentro de qualquer website, entregando um relatório detalhado sobre cada ponto crítico relacionado ao desempenho de qualquer site. Assim, se tornando um meio poderoso para avaliar e otimizar sua loja online, o que permite a você entender em detalhes o carregamento do seu site. Entendendo qual é o tempo de download de cada elemento, é possível fazer otimizações, de modo a aumentar a velocidade de abertura da página.

Aqui na CheckStore, utilizamos essa ferramenta para mensurar o tempo de carregamento de cada página da internet, levando para os nossos clientes a melhor experiência para oferecer aos seus consumidores, evitando assim, insatisfações durante o carregamento lento de uma página, e taxas de rejeição.

Conheça todas as ferramentas e funcionalidades que temos disponíveis para tornar sua loja virtual a melhor entre os seus concorrentes e possibilitar a melhor experiência para os seus clientes!

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.