‘Produto personalizado’ versus ‘Produto de prateleira’ é um dilema imaginário para o atual CTO de e-commerce

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Bobby Morrison, Diretor de Receita da Shopify no blog da Shopify


Muitos CTOs ainda acham que precisam escolher entre duas opções: comprar uma pilha de comércio pronta para a empresa, sem nenhuma flexibilidade, ou criar uma solução personalizada.

Nenhuma das opções é ideal. Ou você perde a oportunidade de adaptar sua tecnologia às necessidades exclusivas do seu negócio, ou se depara com restrições de tempo para criar e manter uma solução personalizada. E não nos esqueçamos do custo: contratar um programador full-stack custa, em média, mais de $120.000 por ano e, quando opera à escala empresarial, pode precisar de centenas de programadores para manter a sua solução personalizada a funcionar.

Então, o que um CTO moderno deve fazer? Ter o seu bolo e comê-lo também.

Hoje em dia, há mais opções do que nunca para criar uma stack de tecnologia personalizada, e muitas empresas de escala empresarial estão a começar a adotar uma abordagem modular – escolhendo apenas os componentes que pretendem para satisfazer as necessidades do seu negócio. Pense nisto como uma injeção de adrenalina: pegar um componente pronto a usar, criado especificamente para o comércio, e injetá-lo numa pilha de tecnologia desenvolvida internamente para impulsionar o crescimento através de uma maior conversão e de uma melhor experiência do cliente.

Uma abordagem modular e compostável ajuda as empresas a construir para o presente E para o futuro – com flexibilidade para evoluir conforme as necessidades mudam, trocando os componentes que não precisam mais pelos que precisam, simples assim.

Dando vida à abordagem modular

O componente mais importante do comércio é o checkout. Pode ser difícil de dominar – muitos já tentaram – mas quando é bom, é difícil de superar na conversão de navegadores em compradores. Recentemente, fizemos uma parceria com o Boston Consulting Group para explorar como a conversão impulsiona o comércio. Um ponto crítico dessa pesquisa: a flexibilidade é fundamental. O estudo concluiu que os sites com personalização de front-end – como experiências de utilizador simplificadas, portais de acesso fácil a produtos e páginas de produtos apelativas – conduzem a taxas de conversão mais elevadas do que os sites que se concentram apenas no back-end.

O estudo também concluiu que os incentivos à fidelização podem ser muito eficazes para aumentar a conversão. As lojas com um ticket médio inferior a 200 dólares registam um aumento de 4-6% na conversão ao implementarem programas de fidelização. Estes são apenas alguns exemplos em que a personalização pode gerar maior conversão.

Mas muitas empresas caem na armadilha de construir o seu próprio processo de checkout. Tudo o que isso faz é criar uma barreira para os compradores que são forçados a introduzir repetidamente as suas informações para efetuar uma compra, o que muitas vezes leva a uma queda nas vendas.

Na Shopify, somos tão otimistas em soluções modulares e adaptáveis para esse dilema comum que lançamos o Commerce Components no início deste ano para disponibilizar componentes da Shopify para varejistas corporativos. De fato, na semana passada, a Shopify foi reconhecida como líder no 2023 Gartner® Magic Quadrant ™ para comércio digital e ficou em primeiro lugar na capacidade de execução – uma prova de nossa inovação e visão única para o comércio.

E, em junho, tornamos nosso checkout acelerado, Shop Pay (ainda indisponível no Brasil), um componente de comércio em resposta à forte demanda pelo checkout acelerado de maior conversão e seus mais de 100 milhões de usuários.

Então, voltando ao nosso exemplo de checkout. Em vez de o fazerem sozinhos, os CTOs podem agora integrar o resto da sua stack de tecnologia personalizada com o checkout acelerado de maior conversão do mundo, o Shop Pay, que é mantido em produção por centenas de programadores e é simples de utilizar pelos clientes. Não há mais perda de tempo, poder de engenharia ou dinheiro construindo fundações críticas que o Shopify já aperfeiçoou. E não há necessidade de rasgar e substituir sua infraestrutura de comércio existente para obter os melhores e mais recentes recursos.

De SDKs headless flexíveis a carrinhos implantados na borda e vitrines de baixo código, a capacidade de compor uma pilha de comércio que combina soluções prontas para uso com soluções personalizáveis para acelerar o crescimento faz todo o sentido.

Have all the cake
Minha mensagem para os CTOs de comércio: não se contente com nada menos do que o bolo inteiro – ou apenas as fatias que você acha que parecem mais saborosas.

Bobby é o Chief Revenue Officer da Shopify, juntando-se à equipe executiva em agosto de 2022. Ele traz mais de 25 anos de experiência na transformação de organizações multibilionárias.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.