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Tendências do varejo online 2023

Tempo de leitura: 4 minutos

Relatório da Shopify mostras as tendências e desafios do e-commerce para o ano de 2023

A Shopify, uma das maiores empresas de tecnologia para lojas virtuais e e-commerce do mundo, divulgou o “Commerce Trend 2023”.

O relatório anual traz tendências que moldam o e-commerce, extraído de dados proprietários da plataforma, de especialistas internos e das principais marcas globais.

Neste artigo vamos trazer os insights mais relevantes, mas caso você queira ler na íntegra o documento, clique aqui 

Com o levantamento sendo feito em 2022, e divulgado este ano, foi possível notar como o cenário sócio econômico preocupa varejistas do mundo todo.

Os principais apontamentos foram os efeitos negativos da pandemia, sanções e bloqueios econômicos impostas à Rússia devido ao conflito com a Ucrânia, e a crescente alta da inflação.

Mas nem tudo são más notícias, a projeção para as vendas do varejo em 2025 será de U$ 31 trilhões. 

Crescimento projetado das vendas no varejo em todo o mundo de 2020 a 2025

A OMC (Organização Mundial do Comércio) estimou o volume de crescimento do comércio à medida que 2022 avançava. 

A estimativa da entidade para 2023 era de crescimento de 3,4% em abril. Em outubro, a previsão para o ano havia caído para 1,0%.

À medida que o crescimento do comércio desacelera, as preocupações com a inflação aumentam.

Como a inflação está afetando as empresas

83% Estão muito preocupados com o risco que a inflação representa para o crescimento da empresa

82% Dizem que a inflação alta os está forçando a reduzir os custos da empresa

81% Têm planos de aumentar os preços dos produtos devido à inflação

71% disseram que sua empresa está se preparando para uma recessão no próximo ano.

Comportamento do consumidor: A compra além do fator “preço”.

Os consumidores têm mais opções do que nunca e, no clima econômico atual, estão prontos para exercer essa liberdade de escolha. 

 Segundo os dados da Shopify, 7 em cada 10 consumidores compraram do concorrente de sua marca preferida entre maio de 2021 e maio de 2022.

 E, se o poder de compra diminuir conforme o esperado em 2023, os consumidores continuarão a procurar melhores negócios.

Mas os compradores não estão levando em conta apenas os preços.

Sustentabilidade,preocupações socioambientais e de governança influenciam cerca de metade dos consumidores globais. 

Os compradores querem apoiar negócios mais éticos com cadeias de suprimentos mais sustentáveis.

Conflito Rússia x Ucrânia pressiona cadeia de suprimentos.

A pandemia do coronavírus foi o grande vilão para negócios de todos segmentos, e quando o cenário começou a se tornar mais favorável, devido a queda nos casos e a vacinação em massa, outro evento sacudiu o cenário econômico mundial: a Guerra na Ucrânia.

 A Rússia sofreu pesadas sanções e bloqueios econômicos por ter invadido o país vizinho, sobretudo dos Estados Unidos e UE, e em retaliação, cortou o fornecimento de gás natural para vários países do Velho Continente.

O resultado foi um aumento drástico para geração da energia elétrica, forçando a Alemanha, por exemplo,a reativar minas de carvão.  

 O social commerce fica mais interativo.

O comércio eletrônico pode estar crescendo em um ritmo mais lento do que durante os tempos de pandemia, mas ainda está ocupando uma fatia cada vez maior do total de vendas no varejo em todo o mundo.

Até o final de 2023, uma em cada cinco vendas no varejo será feita online.

E reforçando a importância do social commerce, o relatório mostra a força das redes sociais para construção de marca de relacionamento com o cliente e criação de conteúdo.

Nove em cada dez pessoas compram de marcas que seguem nas redes sociais.

As 5 principais estratégias de aquisição e retenção de clientes que as marcas estão usando para impulsionar o crescimento.

28% Usar mais as redes sociais para marketing e promoções.

28% Oferecer mais produtos e serviços premium.

27% Aumentar a participação em marketplaces.

26% Oferecer mais métodos de pagamento.

26% Usar dados do cliente para melhor segmentação das campanhas de marketing e personalização dos anúncios.

Como vimos, os desafios para varejistas são grandes e requerem um esforço contínuo de todas as equipes envolvidas (marketing, vendas, TI, operacional etc).

A nossa missão na CheckStore é democratizar o e-commerce de alto nível para todos, por isso temos uma solução para cada fase do seu negócio. 

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