Black Friday 2022: e-commerce foi o mais atingido pela queda nas vendas

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Vendas registraram o pior desempenho da história

A Black Friday 2022 não conseguiu repetir os números do ano passado, segundo levantamento feito pelo NielsesIQ em conjunto com a BexsBay, o total de vendas foi de R$3,1 bilhões, uma queda de 28% em relação ao ano anterior.

Além disso, a queda no faturamento global, outros números contribuíram para o resultado abaixo do esperado, são eles:

  • Valor do ticket médio (-5,9%)
  • Preço médio (-17%)
  • Número de pedidos (-23%)
  • Quantidade de produtos vendidos (-13%)

Pesquisa aponta cenário atípico para queda

 Em 2022 houveram dois acontecimentos que impactaram diretamente nos resultados das vendas: Copa do Mundo e eleições.

  • A decisão inédita da FIFA de transferir a Copa do Mundo, sediada no Catar, para o mês de novembro fez com que as ações de vendas coincidissem com o torneio.
  • Durante os jogos da seleção brasileira, o tráfego dos principais varejistas do país registraram queda de 80%.
  • O cenário das eleições presidenciais e uma possível mudança na matriz da política econômica concentrou a atenção dos investidores e do mercado.
  • Inflação, menor crédito disponível e inadimplência completam a lista das dificuldades enfrentadas pelos varejistas.

Os produtos mais procurados da Black Friday 2022

O Google anunciou os produtos que mais tiveram buscas durante o mês de novembro. 

Os smartphones se mantiveram no ranking dos mais desejados, porém o efeito Copa do Mundo se fez presente: camisetas e bandeiras da seleção brasileira ficaram no topo das pesquisas, seguidos por eletrodomésticos como airfryer, geladeiras e televisores, estes últimos têm um já conhecido aumento de vendas devido as edições da Copa do Mundo.

Pix se consolida no e-commerce, boletos tem queda expressiva.

Por outro lado, o segundo método de pagamento mais usado durante a Black Friday foi o Pix, ficando atrás apenas do cartão de crédito.

A facilidade de uso, aliado aos descontos cedido pelos varejistas, por exemplo, fez o Pix superar o boleto. Ano passado o boleto foi escolhido por 23,7% dos consumidores, enquanto o Pix foi de apenas 5%.

Em 2022 o percentual de uso do Pix foi de 13,7%, e dos boletos caíram para 11,8%. O cartão de crédito segue liderando a preferência dos consumidores com 44%.

Expectativas para as vendas de Natal em 2022

Embora o resultado das vendas não tenha sido o mais satisfatório, o faturamento da data segue ainda muito relevante para o e-commerce.

 O momento agora é de concentrar as estratégias para as vendas de Natal, que devem injetar na economia do país mais de R$66,6 bilhões, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

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