90% dos consumidores compram de marcas que seguem nas redes sociais, diz pesquisa.

Os consumidores que se conectam com marcas nas mídias sociais são clientes fiéis.
Tempo de leitura: 2 minutos

Um levantamento feito pela empresa de marketing e mídia Sprout Social, com escritórios sediados em Dublin, Seattle e Chicago, mostra como as redes sociais exercem uma grande influência na decisão de compra dos consumidores.

Segundo a pesquisa da Sprout, 9 em cada 10 consumidores realizaram compras de marcas que seguem em alguma rede social. Além de efetuar compras, o valor gasto com estas marcas também é maior.

A parcela de pessoas que disseram ter aumentado seus gastos com uma marca que seguem aumentou de 12% para 75%, os dados são comparativos entre os biênios de 2019-20.

O estudo também mostra as redes sociais favoritas por faixa etária. A Geração Z  (nascidos entre 1997 e 2010) tem como preferência o compartilhamento de vídeos e fotos, como o Youtube e Instagram.

Confira outros hábitos dos jovens da Geração Z:

  • 73% disseram que planejam usar o Instagram com mais frequência.
  • 65% afirmaram que pretendem aumentar as horas de uso do Youtube.

A Sprout conduziu uma pesquisa  apartada com profissionais de marketing de diferentes níveis e segmentos, para entender os principais objetivos das mídias sociais das empresas, eis o resultado:

  • 69% disseram que aumentar o conhecimento da marca era o principal objetivo.

Seguidos de:

  • Aumentar tráfego na web (52%) e crescer o público (46%).

Para marcas que buscam se envolver com os consumidores por meio das mídias sociais, é importante enfatizar várias características que são as mais significativas.

61% dos consumidores disseram que o engajamento com o público é a característica mais importante, seguida pela transparência (45%) e bom atendimento ao cliente (44%).

Os consumidores  esperam que as marcas forneçam respostas rápidas por meio das mídias sociais, tornando as plataformas muito mais significativas nos esforços de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

41% dos consumidores disseram esperar que as marcas respondam na primeira hora após a conexão por meio da mídia social, enquanto 79% esperam uma resposta nas primeiras 24 horas.

O estudo  mediu as taxas de respostas por segmento. A maior taxa  ficou com o setor imobiliário e jurídico (29%), seguido por recrutamento pessoal e RH (28%), financeiras e bancos (28%)operadoras de saúde (27%).

Enquanto aumentar o conhecimento da marca foi apontado como o principal objetivo dos profissionais de marketing, há uma dificuldade contínua que foi apontada na pesquisa: medir o ROI (return over investiment) das campanhas de mídia social.

Mais da metade (56%) dos profissionais de marketing usam dados para entender melhor seu público-alvo. Em contrapartida, apenas 23% usam dados sociais para medir o ROI, e 16% usam as informações para gerar insights mais competitivos.

Na CheckStore desenvolvemos a solução Sprint, com metodologia própria validada e comorientação para dados, temos um time de especialistas em marketing que maximiza a performance do seu e-commerce.

Clique aqui e solicite uma demonstração para o seu negócio.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos supor que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.