Ciência de Dados no combate ao COVID-19

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Quem são as pessoas que estão trabalhando no combate ao COVID-19? Se engana quem acredita que só há cientistas trabalhando na área da saúde.
A ciência de dados extrai informações, gera novas ideias e faz previsões utilizando-se de métodos científicos, processos, algoritmos e sistemas a partir de dados estruturados (organizados) ou não estruturados (mensagens, imagens, etc). A seguir, vou apresentar apenas 3 exemplos dentre centenas de grupos mobilizados no mundo todo, utilizando a ciência de dados para amenizar os impactos na sociedade, na economia e principalmente na saúde:

Cientista de Dados alerta

Tomas Pueyo é um engenheiro que escreveu um artigo com milhões de visualizações. Ele não é um epidemiologista, mas não significa que sua análise de dados seja falha. A análise de Pueyo exemplifica o que passou a ser conhecido como a estratégia de “achatar a curva”. O ponto principal da análise é que o COVID-19 é uma pandemia agora, portanto não pode ser eliminado, mas pode ter seu impacto reduzido. Deve-se buscar o mínimo possível de pessoas infectadas ao mesmo tempo, alongando o período de infectados e dando vazão aos sistemas de saúde de todo o mundo.
https://medium.com/tomas-pueyo/coronavirus-por-que-devemos-agir-j%C3%A1-5eaa5d337af5

Previsões da Loft

O time de Data Science (Ciência de Dados) da Loft (startup brasileira de compra e venda apartamentos) fez um estudo para prever cenários da pandemia no Brasil. A fim de entender como o COVID-19 vai se espalhar pelo Brasil para tomarem decisões negócio e também conscientizar a comunidade, o time da Loft publicou seu estudo que projeta o pico na segunda semana do mês de abril.
https://docs.google.com/document/d/1ZDxOrn9ZljIzrfAnUiDjjLR28ORrvn6tHi2q3ig6WKc/mobilebasic

Business Intelligence em prol da humanidade

Um dos principais softwares de Business Intelligence e análise de dados do mundo, o Tableau, lançou uma página especial para que empresas de todo o mundo possam utilizar os dados sobre a pandemia dentro do seu negócio. É possível cruzar dados internos com o avanço do coronavírus em várias regiões do mundo. Várias empresas e instituições já estão disponibilizando suas análises publicamente através da plataforma Tableau.
https://public.tableau.com/profile/covid.19.data.resource.hub#!/vizhome/COVID-19Cases_15840488375320/COVID-19Cases

Dados públicos

Graças à internet, algumas instituições e profissionais independentes estão disponibilizando dados (atualizados) sobre casos, genoma e descobertas científicas, veja as principais fontes de dados que estão sendo usadas para realizar as previsões:

Organização Mundial da Saúde

A OMS está reunindo as mais recentes descobertas e conhecimentos científicos sobre a doença por coronavírus (COVID-19) e compilando-os em um banco de dados. Estão atualizando o banco de dados diariamente a partir de pesquisas bibliográficas, dados em jornais do mundo todo e em outros artigos científicos relevantes. Novas pesquisas serão adicionadas regularmente.
Banco de dados global de descobertas científicas sobre COVID-19

Johns Hopkins

A Universidade Johns Hopkins está rastreando a disseminação da COVID-19 em tempo real, através de um painel interativo com dados disponíveis para download. Também estão criando modelos da propagação do vírus. Os resultados preliminares do estudo são discutidos em nosso blog.
Acesse o repositório de pesquisa de dados COVID-19

NextStrain

O projeto tem como objetivo fornecer uma visão em tempo real das populações contaminadas por doenças e fornecer visualizações de dados interativas aos virologistas, epidemiologistas, funcionários de saúde pública e cientistas cidadãos de todo o mundo.
O conjunto de dados você encontra no no Github para o novo coronavírus COVID-19
 

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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