Correios passam a exigir nota fiscal para postar mercadorias

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E as novidades para o próximo ano não param de chegar. A partir do dia 02 de Janeiro de 2018 todos as lojas virtuais que operam com os Correios serão obrigadas a seguir novas exigências. A medida é uma adequação para cumprir a legislação tributária vigente.
A principal transportadora do país passará a solicitar a nota fiscal das mercadorias no ato da postagem, que deverá ser afixada na parte externa da embalagem. Quem não apresentar a mercadoria seguindo as novas orientações dos Correios terá a postagem recusada. Isso inclui também todos os pedidos onde as etiquetas de postagem foram emitidas através do SIGEP WEB, onde os valores já foram declarados.
Os lojistas enquadrados como MEI (Microempreendedor Individual) não são obrigados a emitir nota fiscal em vendas para pessoas físicas, no entanto, precisarão usar o formulário de declaração de conteúdo.
Trata-se de uma adequação simples, porém adicionará mais passos ao processo de expedição dentro dos armazéns, além de milhões de folhas de papel impressas diariamente. É recomendado posicionar a nota fiscal com o código de barras visível para facilitar a conferência no despacho.

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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