Amazon mostra interesse em comprar operadora de telefonia

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Para aprovar a fusão das duas gigantes da telefonia Sprint e T-Mobile, a FCC (órgão dos governo dos EUA que regula o setor de telecomunicações) exigiu a liberação para venda da marca Boost Mobile (operadora para celulares pré-pagos de baixo custo que pertence à Sprint). E quem aparece com grande interesse em comprar a operadora é a Amazon.
De acordo com a Reuters, a Amazon estaria disposta a pagar os US$ 3 bilhões que seriam necessários para adquirir a Boost Mobile, o que colocaria a gigante do varejo também no mercado de telefonia móvel.
Como a Boost é uma MVNO (Mobile Virtual Network Operator), ela não possui uma infraestrutura própria de rede, e trabalha apenas como uma revenda da rede da própria Sprint. Assim, mesmo que a Amazon compre a empresa, ela ainda vai ficar dependente do resultado da fusão da T-Mobile com a Sprint para continuar operando. A vantagem é que ela já entraria no mercado com uma boa base de usuários (atualmente existem entre 7 e 8 milhões de usuários da Boost nos EUA) e uma licença para operar e revender durante seis anos dentro da rede da empresa que surgirá da fusão sem a necessidade de negociar qualquer tipo de contrato para fornecimento de serviço neste período. Mas, de acordo com a Reuters, a Amazon teria interesse em não apenas comprar a Boost e continuar operando como uma operadora virtual, mas também comprar qualquer antena que a Sprint ou a T-Mobile tenham interesse em vender, e começar a desenvolver sua própria estrutura de telefonia.
Essa não é a primeira vez que a Amazon mostra interesse em entrar no mercado de telefonia móvel. A empresa já tem o seu próprio sistema operacional baseado em Android (Fire OS) e, há alguns anos, já tentou lançar o seu próprio smartphone (o Amazon Fire Phone) mas sem muito sucesso, e ultimamente tem vendido smartphones que já vem com apps da Amazon instalados de fábrica.
É fácil entender porque a Amazon tem interesse nesse mercado, afinal ele é um dos maiores do mundo e um dos poucos em que a Amazon não participa, então não seria difícil imaginar a empresa investindo uma bela grana para adquirir mais do que uma operadora, mas também uma base de usuários já estabelecida para começar a oferecer seus serviços.
Fonte: https://arstechnica.com/gadgets/2019/05/amazon-cell-service-company-reportedly-interested-in-buying-boost-mobile/ 
 

Érico Scorpioni é CEO da CheckStore, empresa de Full E-commerce, que oferece a terceirização completa para lojas online, desde atendimento ao consumidor, passando por soluções de logística até a implementação e gestão total da loja. Publicitário por formação, Érico é pós graduado em marketing estratégico pela ESPM e marketing focado no consumidor na London Business School.

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